terça-feira, janeiro 02, 2007

COMECEMOS

Gosto de começar. Começar dá sentido à minha respiração. Por este motivo decidi criar o Água em azeite, que é a minha necessidade de partilhar e falar de tudo, obedecendo a um princípio humano que começa a falhar: a verdade, e essa vem sempre à tona…
Se repararem bem, a falta da verdade é o motivo de grande parte das cabeçadas neste país. Querem exemplos? Acho melhor não, a lista seria longa e poderia ser fatal para o meu primeiro texto do meu primeiro blog.
Porque será que se mente? Ou melhor, porque será que não se diz a verdade. Acho que não é bem a mesma coisa. Mentir é mais do género: dizer tudo o que não é. Não dizer a verdade é tirar uma coisita, acrescentar outra, blá blá para cá, blá blá para lá, e a coisa vai passando. Eu prefiro sempre uma verdade dura, a uma mentira suave.
E vai ser assim este blog…histórias simples, de viagens, de situações, de coisas do dia que por vezes me fazem perguntar em que século e em que país vivemos. Com humor, e com verdade, e a contar com a sua dedada, a sua “palavrada”. Se dúvidas houver? Água em azeite !!

40 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada por partilhares o que tens de tão bonito...o que tu és...é muito bom ter-te!

Anónimo disse...

Olha, para dizeres isso mais valia estares calado.

Inês disse...

meu tão doce helder, que a verdade desabe em nós... sorrindo, doendo, afagando, acalmando.... e que nos devolva quem somos... nós, que moramos tão longe de nós... às vezes...

João Cunha disse...

Ola amigo. Obrigado por abrires mais um pouco de ti aqueles que te rodeiam e tanto te admiram. Pegaremos nesta verdade e faremos dela um instrumento diário deixando que se infiltre em cada um de nós e nos use como conduta directora para a construção do mundo que tanto anciamos, aquele mundo melhor.
Com amizade, forte abraço

Nuno Vaz de Carvalho disse...

Bem vindo ao mundo dos Blogs..
passa pelo meu: http://koubek.blogspot.com

Zig disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zig disse...

Muitos parabéns Helder. Por tudo que você é, e por dar a cara quase diariamente na TV, no melhor programa da televisão portuguesa, que é a Praça da Alegria.

Também sou assim, gosto da verdade, gosto de partilhar o que sei.

Força nisso!

Mamã artesã disse...

E quem nunca mentiu que atire a 1ª. pedra. Por vezes sentimos mesmo a necessidade de mentir ou de(como dizes) ocultar a verdade. E porquê? Porque dizer a verdade nem sempre é a melhor opção. Mas mentir por compulsão... Isso sim. Acho abominável. Conheço pessoas que, por mentirem tanto, muitas vezes fico na dúvida se o que estão a dizer é verdade.

Anónimo disse...

es realmente muito bonito e emanas uma energia "" muito especial ""

Anónimo disse...

Muitos parabéns, amigo Hélder! Parabéns pelo magnífico texto que escreveste! Parabéns por todo o teu talento e pela pessoa que tu és. Se continuares assim vais ter um grande futuro na RTP. Gostava que passasses pelo meu blog e de saber a tua opinião. Bom ano e felicidades!

zé pinho disse...

de facto, num mundo recheado de verdades e mentiras, nada melhor que 'água em azeite' onde é fácil discernir ingredientes... bem vindo a 'este' mundo!!! ah, e já agora...http://omeucadernopreto.blogspot.com

Shakta disse...

Não há ordem sem caos, nós portugueses tememos o poder, somos incapazes de bater o pé como deve ser, o 25 de Abril é uma fraude, não uma revolução, e não pôde o povo fazer nada nela, foi provocada pelo poder militar, e neste país as coisas só se fazem quando incomodam o poder, tanto o nosso governo, como Bruxelas, a crise tornou-se uma treta, os nossos emigrantes ergueram países como a França, Suíça e Luxemburgo, no nosso País dizem os politicos e os patrões que
somos um problema, eu penso que o problema são eles os gestores do país e das entidades patronais, são eles os maiores corruptos, manipulam a lei e a ordem a seu favor, o povo desmoraliza e assim cansados, explorados, revoltados, limitados, assim o mundo não pula nem avança, este país quem sabe precise de sentir o caos e a injustiça, a hipocrisia politica, para que sintam que basta! E a revolução ponha um termo ao sistema . O mundo vai no sentido errado, contra natura...

Anónimo disse...

Olá Helder, antes de mais um Feliz 2007, acho que vou passar imensas vezes por este teu cantinho já que sou tua admiradora, és um doce de "menino"...rs
Um beijo enorme...:-)))

Cláudia disse...

Olá, Helder!
Acho que começastes bem o ano, tomando a iniciativa de criar o teu blog. Eu própria também aderi a esta inovação, mais como forma de desabafo e partilha.
Concordo plenamente com a falta de verdade que vai por aí, custa a crer que haja gente tão pouco verdadeira, mas enfim.
Fico contente pela tua iniciativa e como te admiro muito decidi deixar aqui o meu comentário.
Continua!
Beijinhos,
Cláudia

moninhas1 disse...

ola Helder, sou uma fa tua, moro na alemanha a 5 anos e desde k ca estou assisto sempre a praca da alegria e fico a espera k tu aparecas com esse teu ar maravilhoso e contagioso k tens.vi hj na PA o nome do teu site e aki estou eu a mandar-t um comentario.é lindo o k escreves...
parabens Helder e lembra-te nao tens so fas ai mas tbm espalhados por todo o mundo e eu sou uma delas.

Anónimo disse...

parabens Helde

Anónimo disse...

Olá Hélder. Parabéns e Bem Haja!! Continua assim, verdadeiro, sensivel, carinhoso... enfim... tal e qual como tens sido até aqui. Que o futuro te sorria e te possibilite realizares os teus projectos mais ambiciosos. Avanca, um passo de cada vez... devagar, mas firme! E, já agora, obrigada por me (nos) ajudares a "matar" a imensa saudade do meu (nosso) País. PORTUGAL. Esta saudade que só sente quem está longe de quem lhe é tao querido. Hélder és um vencedor! Bj
F.A.S.,M. - Estugarda

Anónimo disse...

Penso que 2007 vai ser um ano especial, sinto que a criatividade está "no ar" e tu meu amigo não páras de me surpreender. Gosto de pensar que encontro o mundo em movimento, crescendo, aprendendo e progredindo, mas, sempre optimista num mundo melhor e mais puro.
Sou artista como tu, mas como todos, também preciso dessa tua maneira de ver o mundo,tranquiliza-me, pois fáz-me ACREDITAR :)

Parabéns pelas iniciativas e por te deixares conhecer.

Mónica Pais-Cantora lírica

Anónimo disse...

Meu querido amigo
Sei que vais ter um ano muito bom e que neste cantinho poderemos encontrar-nos amiúde para falar fora da rotina do trabalho, por isso, até já e um abracinho do teu amigo pianista ignóbil
francisco
(obrigado pela mensagem que me deixas-te há pouco)
bom, agora sim,
até já!

Anónimo disse...

logicamente, é deixáste e não deixas-te
deve ser do adiantado da hora....

Maria Nascimento disse...

Olá Hélder!
«Agua em Azeite» e «Com a verdade me enganas» são dois elementos que não se misturam.Um
é a verdade o outro é a mentira,são como a água em azeite...
Tu és um rapaz exemplar,espero que o teu blogger seja visitado por jovens,quando escreveres lembra-te deles.Um beijinho fica bém.

Anónimo disse...

Ola Helder! Tou a falar d Macau. Em prol da verdade e sempre a verdade.

Anónimo disse...

Olá, amigo Helder Reis:

Fixei o endereço de seu "blog" e resolvi deixar aqui algo que escrevi relacionado com o que ouvi ontem no final do programa "Praça da Alegria" onde um médico falou sobre Saúde. Aqui vai:

Na passada 5ª feira, dia 4-1-2007, estava eu assistindo ao programa “Praça da Alegria” na RTP 1, pelas 12h50, quando foi entrevistado um conhecido médico da praça que ali foi falar sobre saúde e deu vários conselhos aos portugueses sobre a forma de preservá-la como o bem mais precioso da vida. Porém, a apresentadora (Sónia Araujo) se descaiu em revelar seu “hobbi” preferido: a caça.

Deste modo, aqui ficam minhas palavras para o senhor Doutor Caçador:

Caro sr. Doutor, confesso que estava gostando de ouvir seu lindo discurso sobre saúde e bem-estar até ao momento em que fiquei sabendo que a sua visão sobre a vida e saúde se aplica tão somente aos seres humanos e não a outros seres vivos. Afinal, o sr. é um caçador e a vida dos animais para si nada representam além de alvos escolhidos para apontar sua caçadeira que tanto gosta de disparar.

Vejo que afinal não passa de mais um ‘verdugo’ que mata por prazer, e se contradiz numa prática de morte de animais inocentes que têm direito à vida e você a tira por um “hobbi” que alimenta por ter alguma falta de consciência de ser. Na verdade nem se justifica que o faça para ‘sobreviver’...

Caro doutor caçador, aquilo que você falou sobre saúde e os bons conselhos que deu para preservá-la, eu o subscrevo inteiramente (até porque sou vegetariano há mais de 30 anos e me sinto bem de saúde com a vida e os seres), porém fiquei muito desiludido quando a Sónia Araújo se descaiu em revelar seu gosto preferido pela caça e isso contribuiu para que eu e muita gente pensasse logo que afinal a sua visão sobre é vida é tão limitada pela ignorância que revela apesar de sua formação acadêmica em Medicina.


Dou-lhe um conselho: seja coerente consigo mesmo, não só como médico de profissão, mas sobretudo como ser humano que deve respeitar a vida e saúde de outros seres da Criação.

Respeitosos cumprimentos,

Rui Palmela

Anónimo disse...

Olá Hélder

Para quem já publicou uns livros e estudou teologia estava à espera de um vocabulário bem mais elaborado e menos vulgar.

Anónimo disse...

O mar avança sobre o litoral       
Vagueira, Areão, Mira

No Litoral Centro, as situações de maior risco serão no concelho de Ovar, mas há também de situações de risco mais ou menos grave nos concelhos de Murtosa (Torreira); Aveiro (São Jacinto), e, mais próximos de Mira, Ílhavo (Barra e Costa Nova), Vagos (Vagueira e Areão), para Norte; para Sul, Cantanhede (Tocha) e Figueira da Foz da Foz (Buarcos).
Mais para Sul, nas costas dos municípios de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça e Caldas da Rainha.
Para não nos afastarmos muito de Mira, na Barra e na Costa Nova, até Vagueira e Areão, estão em curso obras de restauração e reforço de dunas, tal como na Tocha e na Figueira da Foz.
A “Visão” faz um enfoque na Cortegaça e Esmoriz, mas também para Sul, abrangendo Vagueira e Mira:
“Olha-se para Sul e vê-se mais do mesmo: esporões, esporões, refazendo o mapa. Na Vagueira há uma marginal que se ergue nos restos mortais de uma duna. À frente, escadas de madeira que conduzem, no Verão, à praia, e, no Inverno…às ondas a morrer”.
Depois: “O troço entre a Costa Nova e a Vagueira recuou uma média de 220 metros de 1959 a 1998, a que se juntam mais 8,5 metros só entre 2000 e 2003.
“Além do património edificado, sobra um algo mais, sem preço, que se arrisca a desaparecer. Logo abaixo da Vagueira, as ondas têm andado a aprontar-se, galgando dunas, desfazendo-as em direcção a um canal da Ria de Aveiro. Não é preciso muito: basta juntar uma praia-mar, uma maré cheia e um temporal.
“Em 2001, aconteceu. O mar entrou com a força toda, rompeu o sistema dunar e forçou a comunicação com a laguna. A estrada nacional ficou interrompida por aquele rio que circulou ao contrário. Toneladas de areia foram colocadas sobre a barreira, como se fosse um dique natural. Tinha sete metros de altura, mas, cinco anos passados, não passa de uma pequena crista.

Anónimo disse...

agua em azeite.....
nosso amigo helder vc vai ter que responder,mesmo sabendo que tem pouco tempo para nos aturar vamos querer algumas respostas suas aqui.
um abraço.....
http://frajucahelio.spaces.live.com/

Anónimo disse...

ola helder..gosto mt do teu programa...vejo te xp pk axo k aprexentax mt bem ax emixoex. gostei de ter ver no danxa kmg...kontinua a darnux um pouko de ti....ex mt fixe---mt mxm va fika bem ah i kuidado km ax tuax paixoex proibidax...llool p.s xou o andre da madeira teu fa numero 1 akredita!!! gostava de teclar ktg o meu email é andresousa76@hotmail.com

Anónimo disse...

3 palavrax mt ximplex + k ker dixer mt.... + kk kerem dixer mt....FORXA AI HELDER!!

Anónimo disse...

olha xou eu dexkulpa extar a xer xato lool
olha goxtava k me adixionaxex para trokarmx ideiax sff xou o andre da madeira andresousa76@hotmail.com va fika bem forxa ai "mano"

Unknown disse...

Olá meu amigo!
Obrigada por partilhares mais um bocadinho de ti com todos nós.
Sabes concordo contigo quando dizes que a falta da verdade é o motivo de grande parte das cabeçadas neste país.
Na minha opinião "pegar o touros pelos cornos" seria a melhor solução mas ninguém tem coragem para isso. Enfim... é o País que temos!
Amigo que este ano te traga tudo de bom a nível profissional e não só.
Para mim é um orgulho ter um amigo como tu. Obrigada por toda a amizade e apoio que me tens dado. Uma pessoa como tu com tantas qualidades vale ouro. Não mudes nunca.
Um beijinho enorme

Diana Seixas

Cláudia disse...

Olá, doentinho!
Fiquei um pouco preocupada com tanta falta de miminho e por isso decidi deixar aqui um. Este é um miminho de Lisboa para Vila Nova de Gaia.
Olha para curar essa constipação nada melhor do que xarope de cenoura, cházinho de limão e mel.
Um Beijinho GRANDE e as melhoras,
Cláudia

Anónimo disse...

ola helder.. e olá a todos que visitam este blog!!! é com muito prazer que visito um blog de uma pessoa que emana verdade... existem poucas pessoas assim, no entanto existem sempre pessoas(poucas mas há:)) como o helder que preferem a luz da verdade do que ilusão que nos enreda na teia da mentira e que nos mantem na escuridão!!!
desejo que este ano seja mesmo assim... LUMINOSO!!!!

Anónimo disse...

Olá Hélder.
Obrigada por tudo o que tu és, nunca te conseguirei esquecer...

Ás vezes a verdade, ou melhor, dizer a verdade, faz-nos sofrer mais do que se a tivéssemos omitido, por isso eu acho que por vezes na nossa vida, mais vale ficarmos em silêncio e continuar para a frente, deixando se fôr preciso, o nosso maior sonho...
Eu sou completamente contra a mentira, aliás, por ser verdadeira, acabo por sofrer, mas prefiro sempre a verdade dura e crua, dôa o que doer,custe o que custar...
Há poucas pessoas verdadeiras neste Mundo, mas ainda temos algumas, uma delas és TU HÉLDER. OBRIGADO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO...

loveangel disse...

Parabéns pela espectacular ideia de criares um blog, é uma maneira "simples" de partilhar com os outros um pouco daquilo que somos. A verdade é das coisas mais belas que o ser humano pode conservar, é um sentimento que o faz ficar mais perto de Deus. Quando tiveres um tempinho passa também no meu blog (http://amantepoeta.com).
Continua e um abraço, Bruno Afonso

loveangel disse...

Sorry, enganei-me no endereço (http://amantepoeta.blogspot.com).
Bruno Afonso

Anónimo disse...

olá Helder,
ao ler o seu texto lembrei-me imediatamente de uma frase de Gandhi que li um dia e nunca mais esqueci. Dizia: "A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor".
De facto a par da falta de verdade que caracteriza este nosso mundo,também a falta de amor ao próximo é um aspecto que me entristece. se todos fossemos capazes de amar a nós e aos outros, a sinceridade seria apenas uma consequência.Talvez um dia quem usa a mentira como forma de vida,consiga compreender uma simples realidade : que o mundo só nos devolve aquilo que nós damos aos outros.
Gostei muito da forma simples como escreveu o seu texto, torna-o legível para todos e a forma como escrevemos também revela um lado de nós. No seu caso, a simplicidade e a bondade bem visivel no seu olhar.
Um ano replecto de harmonia, muita paz e projectos realizados.

Um Beijo de admiração,
Mara

Anónimo disse...

coleguinha:
Vejo que isto está a ganhar dimensão. Em boa hora começaste .
bom, foi ´so para deixar um abraço e as melhoras.
até amanhã
pianista ignóbil

Anónimo disse...

Hola escribo en español o castellano como llaman por estos lados , espero percibas mi escrito, la lengua portuguesa ya la entiendo y la hablo un poco pero escribir no, disculpa por usar esta lengua en tu blog

Soy Venezolano viviendo en Portugal en Figueira de castelo rodrigo hace 1 año y 7 meses, vine a esta hermosa tierra por cosas del destino, pero me encanta este pais, su gente , y sus paisajes, claro extraño a mi tierra venezolana

La plaza de la alegria me ha ayudado muchisimo en este primera etapa dura para mi, con la lengua a percibir el portugues, por las costumbres del pais, la comida , con la historia por la visita diaria de la avo, en fin ha sido una ayuda extraordinaria para mi

A ti te felicito por trasmitir esa alegria necesaria a lsa personas, y si algo debe cambiar en la mentalidad del portugues es el pesimismo , muchas personas son pesimistas sin darse cuenta que estan en un gran pais, pero tu siempre trasmites esa alegria y eres excelente comunicador

Cuando estoy sin trabajo paso viendo la plaza para seguir aprendiendo de portugal

Incluso hay un caso curioso en la plaza

Susana la de la banda es identica a una persona que quiero mucho que viven en venezuela, su forma de vestir, de expresion, corte de cabello nunca pense que pudiera existir alguien tan parecido a otra en lugares tan distintos, incluso a mi amiga venezolana le he comentado eso y le he dicho que prenda rtp internacional para que vea su clon portuguesa, es increible, saludamela a ella, dile que tiene un doble en venezuela

Ojala percibas este escrito

Te felicito pues eres uno de los mejores comunciadores que he visto en varios paises, y tienes la juventud para seguir adelante

Saludos de este Venezolano

Juan Carlos Alea

Anónimo disse...

Olá Helder,

Finalmente consegui perceber o endereço do blog...
Agora que estou desempregada (á 3 meses - :( ) vejo muito mais o vosso programa e recomendo cada vez mais!!! Quer com o Jorge Gabriel quer contigo a acompanhar a bonita Sónia, são programas sp interessantes, e deixa-me dizer-te tu revelaste bastante mais do q nos exteriores que apresentas; na minha opinião és bastante "terra a terra" como dizes e verdadeiro. A vida só faz sentido assim!! Estás muito bem e deves continuar, a simplicidade e sinceridade e amizade é das coisas mais bonitas que podemos ter enquanto cá andamos....
Eu faço disso tb o meu lema!!

E olha a barba assim...mal feita fica-te bem!!! hehehehe

Cláudia (CF)
Lx

Anónimo disse...

"Começar já é metade de toda a acção". Por isso começa sempre, tenta não terminar e não te deixes abalar por certos percalços que possam acontecer. E nos momentos menos bons já sabes que podes contar com os amigos pois estes são para todo o SEMPRE!

OBRIGADA pelo ser fantástico e VERDADEIRO que ÉS!

Um beijinho desta tua SEMPRE amiga e muita FORÇA ;)