quinta-feira, setembro 17, 2009

NÃO SOU FIGURA PÚBLICA

Ora viva

Encaro o meu trabalho exactamente como tal TRABALHO. A par da felicidade que sinto em comunicar, do privilégio de trabalhar no programa, no canal e com as pessoas que trabalho. Mas é trabalho. Apesar da minha actividade profissional me possibilitar conhecer país e mundo, pessoas e multidões, artes e histórias, é o meu trabalho.

Trabalhar é exercitar continuamente a nossa humildade de aprender, de cumprir o desafio de fazer melhor, de desafiar a capacidade de saber perder, e de se dedicar convictamente ao objectivo do trabalho.

É claro que me sinto um homem profundamente realizado, naquele que é o meu trabalho. Comunicar.

Por todas estas razões não me considero uma figura pública, mas sim uma pessoa com um trabalho de exposição pública. Percebem que são coisas muito diferentes!?!

Há dias, numa das minhas reportagens, disse que engraçava com os postais das terras. Conduzem a nossa memória pelos sítios por onde passamos e provocam-nos para a escrita. Sabe bem receber um postal de férias... Bom, estava eu a reportar, e no meio da conversa....lá disse: adoro postais. Dias passados e recebo na RTP uma encomenda com a colecção de 600 postais, assinado: D. Maria.

É claro que liguei à senhora, não poderia ficar com aquelas imagens da memória. Resposta do outro lado: vi no senhor Hélder a pessoa indicada para guardar este meu tesouro.

Num jantar solidário para quem não tem família, nem paredes , a D. Rosa agarrou-me na mão e disse: obrigado senhor Hélder, por permitir que eu fale consigo, é um dia muito feliz para mim.

É por estas generosidade que eu trabalho, e é por esta razão que eu não sou, nem posso ser, figura pública. Sou uma pessoa, com trabalho público, que comunica, e gosta de o fazer com a crença de que está a fazer bem a alguém.


Até já.

Hélder

8 comentários:

Sónia disse...

Olá Hélder!

Era só para mandar um beijinho e dizer que és uma pessoa fantástica.

A não ser por aqui há mais alguma maneira de poder falar ctg? :P

Beijinhos***

Ps: Pf não coloques o comentário :-)

Anónimo disse...

Oi Senhor Helder!Gostei mt do que escreveu aqui,não o conheço pessoalmente a não ser pela tv...consigo pegar o canal português ...pago por ele!Não vim aqui para bajulações,mais sim para dizer que adoro a ua pessoa...mt sensível humilde e um guerreiro...abraços daqui do Brasil!

Sónia disse...

Olá, não devias ter aceitado o comentário :)

Bjs, de quem te admira muito

Sara P. disse...

O reconhecimento do nosso trabalho é a certeza que devemos continuar a prestar o nosso trabalho diario e aprender todos os dias com o trabalho... Vivemos dele, é o nosso companheiro diario O_o

Kiss

Cidchen disse...

Epá, 600 postais?!
Eu adoro postais, por cada sítio que passo tenho de trazer pelo menos um, mas a minha colecção ainda só vai nos 120... xD

Um beijinho e continuação de boa semanita,

Cidália

Anónimo disse...

Esses são os pequenos tesouros que fazem com que o nosso trabalho ou o trabalho com pessoas valha a pena: o brilho nos olhos de quem ajudamos, o sorriso de gratidão, o abraço carinhoso, o mudar a vida das pessoas apenas com uns gestos de boa vontade, o pegar nas nossas mãos e dizer-nos o quanto significou para eles algo que parecia tão insignificante para nós...
E são estas lembranças que farão a nossa existência mais rica e nos irão acompanhar ao longo da vida... O que interessa é isto e a nossa realização profissional - o resto tem pouca importância.
Bjs Lena

Isabel disse...

OLÁ HÉLDER :
TUDO BEM? SOU EU OUTRA VEZ, AMEI O SEU "NÃO SOU FIGURA PÚBLICA", REALMENTE É BEM ISSO QUE VC PASSA PARA AS PESSOAS A TUA HUMILDADE E SIMPLICIDADE,FAZEM TODA A DIFERENÇA.É MESMO MUITO BOM SABER QUE LEVA ALEGRIA AS PESSOAS E MOMENTOS ESPECIAIS QUE FICARAÕ GRAVADOS NA MEMÓRIA DAS MESMAS. PARABÉNS, VC REALMENTE É UMA PESSOA DEDICADÍSSIMA.PARABÉNS - ISABEL - BRASIL

Lara Rocha disse...

:) Que lindo! A humildade, a simplicidade e a sensibilidade...ADORO! Obrigada por teres e por mostrares essas qualidades ;) hoje em dia são poucas as pessoas que mostram essas qualidades assim, tão claramente :) Bjnhs e não mudes, nunca! Lara Rocha