segunda-feira, dezembro 15, 2008

Lar de 3a idade

Ora Viva, obrigado a quem vai passando.
Hoje fiz uma reportagem num lar de 3a idade. Já alguma vez visitaram uma destas casas?
É uma experiência inexplicável. Com a vontade de conseguir um bom testemunho, perguntei a uma residente que memórias tinha do Natal, respondeu que não quer falar dessas memórias, na esperança de alimentar conversa, mudei de tempo e perguntei pelo Natal no presente, respondeu-me com lágrimas nos olhos: olhe... - e encolheu os ombros.
Tirei algumas conclusões: a primeira é que as perguntas não me correram nada bem, e a 2a é que há memórias que o tempo tem que apagar, porque simplesmente a recordação não traz felicidade.
Conheço grande parte dos lares deste país, digo-o com propriedade; nem me atrevo a questionar as irrepreensíveis estruturas físicas e humanas, mas o facto é que são espaços onde a memória dos que nelas habitam vai, tranquilamente, desaparecendo. Recordar a felicidade também dói.
E acredito sempre em finais felizes...
Até já.
Hélder

5 comentários:

Carla disse...

Bom, Helder nem sei o que dizer... ler um post assim faz-nos pensar: - como será quando já não conseguirmos desenrrascar-nos sozinhos, na velhice??
A minha avó sempre me disse: - Porem-me num lar jamais! Apenas no Centro de Dia para dar umas lérias, mas dormir só na minha caminha em casa! :)
Existem recordações que nos marcam, sejam bons ou maus momentos, mas que nestas alturas sentimos mais!

Bom Natal!
Beijinho

Anónimo disse...

Eu vi essa tua reportagem, como todas as outras e como todos os dias que não perco a Praça...
Confesso que também me vieram as lágrimas aos olhos, porque se há uma população que respeito imenso (se não mais) é a terceira idade. É uma idade magnífica, aprendemos imenso com eles e é sobretudo com os seus testemunhos que tiramos lições de vida incríveis!
Todos nós temos recordações que não queremos viver de novo ou simplesmente nem pensar nelas e como a Carlota disse é nestas épocas que mais nos recordamos do passado e até do futuro!
Espero que tenhas um Natal muito bom, rodeado de quem mais amas porque isso é o mais importante acima de tudo! Mas também te desejo prendinhas, nem que seja um abraço ou um beijo, um sorriso, um gesto e muitos chocolates ;-) se não tiveres que chegue eu mando-te dos daqui!
Como não posso estar contigo para te dar um presente, aqui te deixo o meu :

" Deixa tudo junto a ti
os sonhos perto da almofada
os beijos debaixo da língua
o olhar dentro dos cabelos
o sorriso colado à vontade
as cócegas junto aos pés
o amor fora das caixas
vá, deixa tudo pronto
como se fosse agora a tua viagem... "


BRANCO ♡

PÓLEN, eternamente ♥
Xi-grande e muitos beijinhos*
Já escrevi demais!!

Anónimo disse...

Olá.
Não vi a reportagem, mas é uma realidade que uns conhecem e tentam dar um bocadinho da sua ajuda para melhorar, ou simmplesmente fazem de conta que não existe.


Há uns tempos vi-o cantar, e gostei. Mas pensei que fosse só por acaso, uma "brincadeira". Há uns dias a Sandra Maia é que em conversa me falou da banda e não resisti e vim logo procurar à net coisas sobre, e descobri este blog, e umas músicas no youtube.
(Nem sei como é que só agora dei conta disso.)
Gostei muito do trabalho. Continuem.

Um beijinho Hélder.
Gosto do teu trabalho ;)
Continua *

Cidchen disse...

Os velhinhos são qualquer coisa de especiais. Sentem as coisas profundamente. E sim, há recordações que deviamos mesmo tirar da nossa memória porque só nos trazem tristeza.

Um FELIZ NATAL para ti, Hélder.

Beijinhos *

Anónimo disse...

AS saudades apertam... :)