domingo, agosto 23, 2009

A que convém a pobreza?







Ora viva....Obrigado pelos comentários...e a quem passa!


Estive de férias num país Africano. Perto da essência da humanidade. Não é uma escolha fácil, férias de descanso aliadas à confrontação com uma realidade totalmente diferente daquela que tropeçamos diariamente. A esta diferença chamo necessidade do básico, e não do excesso.


Porque será pobre um povo que vive num país que tropeça na fruta, onde o petróleo bruta, o café e o cacau saltitam dos campos, e as praias abraçam-te em ntureza pura!



A quem não interessará o desenvolvimento e a sustentabilidade destes países? A quem será conveniente esta pobreza? A pobreza de não ter o essencial...vocês percebem!


Apesar desta falta, foi bom encontar o sorriso nos rostos, a gratidão pela pequena oferta, a educação do pedido. Pedir nunca foi tão fácil e dar nunca foi tão gratificante.


E o que é poderei fazer para contrariar estes factos?


Bom restinho de verão, deixo-vos algumas fotos da serenidade dos olhares e dos sorrisos fáceis!


Abraços

6 comentários:

Sandra Maia disse...

Olá, querido Hélder!
Fiquei muito sensibilizada com o que escreveste. É flagrante a diferença de nível de vida. Nós que temos o conforto, a educação, casa, família, comida, amor... ainda nos queixamos? Ao ver isto devíamos sentir-nos pobres, pobres de espírito por não sermos tão felizes como eles, que vivem com pouco!
Tirando isso, espero que tenhas tido umas boas férias e aproveitado para descansar!
Amanhã já começam as minhas aulas! Viva o ensino suíço!

Beijinhos enormes da tua sempre "Comentadora Oficial" ♥
Fica bem :-)

Cidchen disse...

Olá Hélder,

Já te tinha viste num dos Verões Total, e então decidi passar por cá a ver se havia novidades... e deparo-me com um cenário destes.

De facto, África é tão diferente. Tão pobre, tão pobre, tão pobre. E só quem lá vai, da maneira como tu escolheste, é boa pessoa. A maior parte das pessoas preferem ir gastar balúrdios de dinheriso em férias de praia e comércio e nem sequer se lembram daqueles "coitadinhos" que não têm nada.

Um beijo, e continua a ser a pessoa maravilhosa que pareces ser.

Cidália

Sónia disse...

Olá Hélder!

Antes de mais queria dizer que é a 1º vez que visito o teu blog,e não consegui resistir a ler os teus textos, acho que para além de seres um óptimo apresentador, também sabes bem expor as tuas ideias, e achei graça a maneira como escreves, gostei do post, do "antipático" :)mas espero ainda conseguir ler todos, vou ter de ficar actualizada, pois tenho a certeza que vou ser tua seguidora.
Depois quero dizer que cheguei até aqui porque, hoje estive a assistir ao verão total em Esposende e conheci-te pessoalmente, ( já andava há muito tempo a ver quando vinhas a Barcelos, mas nunca te consegui ver cá, então hoje fui até Esposende)é claro que não sabes quem sou, mas valeu a pena ter conhecido (tenho uma foto :D ).E foi então que depois cheguei a casa e lembrei-me ir até á net e fazer uma pesquisa sobre ti, foi assim que descobri este magnifico blog.
Como isto já está a ficar um pouco longo..só quero dizer para continuares como és,simples e muito simpático, e claro muito giro!

Beijinhos **

Anónimo disse...

Oi!
Que bom k visitou a África,fez bem,este sempre foi o meu sonho!!Fez mt falta por aqui,bom saber k está de volta,abraços...:))))

José Vale disse...

Boa tarde, Helder

mais uma vez passei por aqui e decidi deixar o meu comentário.
Africa, férias e pobreza: uma trilogia que dá para pensar. Mas de todos os relatos que leio de férias, nenhum foi tão real, tão sentido, apesar de breve. Fico a pensar na questão que lança: a que(m) convém a pobreza? E fiquei a pensar em todos os que vivem, e bem, às custas destes pobres que não têm como recusar a serem exploradas. Que sociedade estamos nós a construir para os nossos filhos? Que futuro deveremos pensar que teremos quando não queremos olhar para o lado e ajudar os nossos irmãos? Não tenho poder para ajudar Africa mas tenho poder para dizer aos meus governantes e às firmas que exploram Africa que devem agir de forma a criar uma sociedade mais justa e solidaria. Ontem, a SIC Notícias passou uma reportagem sobre a Nigéria e como a empresa VAT - tabaqueira inglesa, explora as crianças incentivando-as a fumar. BASTA, vamos, como o Helder, de férias a Africa e depois dizer ao Mundo que lá há muita esperança, alegria e vontade de viver. Eles não pedem muito e nós podemos com pouco fazer a diferença. A ajuda pode ser simples mas todos juntos faremos a diferença.

Um bem haja para si, Helder, pela partilha que fez connosco.

Anónimo disse...

"Ser grande é abraçar uma grande causa".
WILLIAN SHAKESPEARE